27 Set
melhorias de produtividade

A melhoria continua em pequenas e médias empresas

Os processos de melhoria continua em grandes empresas mais do que frequentes são hoje praticamente obrigatórios e visíveis na Grande Indústria, Distribuição, Logística, Serviços Médicos, etc. Mas essa cultura de melhoria não tem de ser um conceito exclusivo das grandes organizações. As pequenas e médias empresas podem e devem implementar processos de melhoria e colher os seus benefícios.

A melhoria contínua é um procedimento cíclico de análise e implementação de acções para melhorar os resultados de uma determinada organização. E isso é válido para qualquer tipo e tamanho de empresa.

Mais do que a necessidade de iniciativas pontuais para melhorar o dia-a-dia, o processo de melhoria contínua deve fazer parte da cultura da empresa, sendo incorporado por todos os envolvidos no processo desde a administração até ao chão de fábrica.

Para que a melhoria contínua seja efectiva, algumas metodologias podem ser utilizadas como referência: Kaizen, 6 Sigma, 5S, SMED, estes são bons exemplos, entre outros. Mas estes métodos são apenas ferramentas que podem ser mudadas, adaptadas ou reinventadas em cada empresa, há inúmeras possibilidades de atingir os mesmos objectivos.

O factor primordial para a implantação da melhoria contínua é tê-la no DNA da organização, deve vir do topo para a base. Assim é mais fácil para os colaboradores trabalharem com o raciocínio voltado para esse processo.

Aumentar a performance dos colaboradores e diminuir os erros não reverte apenas em lucro imediato para a organização, mas também em motivação para as equipas, que se sentem respeitadas, que passam a ver o resultado do trabalho de forma tangível e desenvolvem um sentimento de pertença e co-responsabilização.

Para empresas que não possuem a melhoria contínua na sua essência, mas desejam fazer disso uma rotina de trabalho, o passo inicial junto com o planeamento é o despertar da Liderança para o que pode ser melhorado e o seu enorme potencial para os resultados da empresa.

Com um passo de cada vez e com uma política bem definida é possível criar uma cultura de melhoria continua em qualquer empresa, de qualquer segmento. Precisa de ajuda? Contacte a PRODESA ENGENHARIA, queremos estar ao seu lado a construir um futuro próspero para a sua empresa.

  • , , , , ,
  • Deixar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *