20 Mar
ambição, motivação

Yes We Can

Nos primeiros anos muitas empresas desenvolvem-se num ambiente onde os recursos são muito escassos, mas o empenho da equipa é enorme e todos estão disponíveis para dar o seu melhor, contribuir com ideias, executar todo o tipo de tarefas e sacrifícios pessoais. Histórias que remontam a essa fase inicial perduram na memória de quem viveu esses tempos e são recordadas com saudade:

  • “Estávamos numa pequena garagem, mal nos podíamos mexer…”
  • “Os camiões chegavam e eram descarregados à mão, não havia sequer um empilhador…”
  • “Agarrava na capa das amostras, metia-me no carro e ia bater em todas as portas de Norte a Sul, às vezes estava um mês sem vir a casa…”

O que mais marca quem recorda esses tempos, não é o esforço enorme pelo qual as pessoas passaram, mas sim a camaradagem, a sensação de estarem a participar na criação de algo novo e ambicioso, o espírito positivo e vencedor, a sensação de que podiam vencer qualquer obstáculo.

É o espírito YES WE CAN – Somos capazes de tudo!

Os anos passam, a empresa desenvolve-se, as condições de trabalho e os recursos deixam de ser escassos e tornam-se praticamente perfeitos, cria-se organização, divisão de tarefas, esquemas de remunerações, prémios e benefícios atractivos, oferece-se formação, oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, mas o espírito inicial, sem que ninguém saiba muito bem a partir de que altura, perde-se. As pessoas desmotivam-se, não se comprometem com a empresa, não vivem a empresa, são incapazes de trabalhar em equipa, não passam informação, deixam para amanhã o que podiam e deviam fazer hoje, criam grupos de guerrilha interna. O espírito YES WE CAN desaparece e o que fica é uma organização difícil de gerir, de pessoas com grande resistência a mudanças, que estão mais preocupadas em manter as suas posições do que em fazer a empresa continuar o seu processo de desenvolvimento.

Numa empresa, que perante o cenário anterior procure melhorar o desempenho da sua equipa, é frequente querer recuperar-se esse ambiente inicial de forma nostálgica, relembrando esses tempos, sublinhando a forma como as pessoas se dedicavam à empresa nesse período. Em geral esse esforço é inútil ou contraproducente, a empresa evoluiu e o seu futuro já não depende de uma atitude tão voluntarista.

O espírito YES WE CAN, tão necessário às empresas, não está dependente da disponibilidade pessoal para sacrifícios, nem obriga a que se ponha a empresa à frente de tudo. Recuperar esse espírito é essencialmente recuperar a ambição da liderança da empresa e a motivação dos colaboradores.

O essencial do espírito YES WE CAN é lançar desafios à equipa e obter respostas positivas e adesões imediatas e não um conjunto de boas desculpas para não o fazer:

– Vamos aumentar a produtividade desta linha? – Sim, vamos!

– Vamos reduzir os defeitos do turno A? – Sim, vamos!

– Vamos resolver este problema de entregas? – Sim, vamos!

Procura reencontrar o espírito YES WE CAN na sua equipa? Contacte a PRODESA ENGENHARIA!

Vivemos esse espírito todos os dias nos nossos projectos e ajudamos as empresas e reencontra-lo.

  • , , , ,
  • Deixar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *