A palavra “Muda” é a palavra japonesa para desperdício. Podemos achar inacreditável mas o sucesso do Sistema de Produção Toyota (TPS) tem por base o facto de que a maior parte das tarefas que se efectuam numa empresa são puro desperdício que se pode reduzir.
O “Muda” foi dividido em sete principais desperdícios por Taiichi Ohno, responsável pela criação do TPS que são:
- Excesso de produção
- Transporte
- Movimento
- Espera
- Processos sem valor
- Stock
- Defeitos
Esses tipos de desperdícios são as actividades que adicionam custo mas não agregam valor. Numa Empresa Lean estes 7 tipos de “Muda” são alvo de uma perseguição sem fim visando a sua eliminação ou redução.
Aprender a encontrar o “Muda” à sua volta, é a chave para começar a transformação da sua organização para uma empresa mais rentável, mais Lean.
A identificação do desperdício não é uma tarefa fácil, às vezes, pelo facto de se conviver diariamente com os desperdícios, acaba-se por considera-los parte do processo. Shigeo Shingo, que também participou na idealização do TPS, referia que: “O desperdício mais perigoso é aquele que não conseguimos detectar”.
Em todas as actividades os desperdícios estão presentes, o objectivo das actividades de melhoria Kaizen e da filosofia Lean Manufacturing é a de identificar os desperdícios, reduzi-los ou eliminá-los usando procedimentos normalizados e melhorados continuamente, prevenção, layouts eficientes, locais de trabalho organizados, produção ajustada à procura, etc.
Reduza agora os desperdícios de processo na sua empresa e melhore a sua rentabilidade.
Cada euro de desperdício eliminado é um euro de lucro acrescentado.
Contacte hoje mesmo a PRODESA ENGENHARIA, nós ajudamos a encontrar, reduzir ou mesmo eliminar desperdícios de processo e melhorar os seus resultados.